Apoie esta causa

Saiba como apoiar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Chegou a cem, na última terça-feira (09), o número de mortos pelas enchentes que afetam mais de 80% das cidades do Rio Grande do Sul. Até agora, 128 pessoas estão desaparecidas, outras 372, feridas e, ao menos, 230 mil estão desabrigadas. Ao menos, 80 comunidades indígenas foram afetadas, segundo dados da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), de etnias Guarani-Mbya, Kaingang, Xokleng e Charrua.

Crédito; Lauro Alves/Defesa Civil RS.

O estado, segundo o Ministério da Igualdade Racial, tem mais de sete mil famílias quilombolas e aproximadamente 1300 famílias de comunidades tradicionais de matriz africana e terreiros. Muitas delas estão ilhadas, sem acesso à água, energia e alimento. São os trabalhadores empobrecidos, que vivem em áreas com pouca ou nenhuma infraestrutura, os mais atingidos pelas consequências da tragédia.

Corpo de Bombeiros sobrevoa áreas afetadas no Rio Grande do Sul pelas enchentes. Crédito; Lauro Alves/Defesa Civil RS.

 

 

A Justiça Global se solidariza com as centenas de famílias afetadas e enaltece a mobilização de brasileiros(as) em apoio às vítimas no sul do país. A organização publicou nota, na quarta-feira (09/05), avaliando a relação do evento climático extremo e as ameaças dos direitos humanos.

“Não obstante, destacamos que é possível, ao mesmo tempo, se solidarizar com as vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul e atuar de forma crítica com relação ao cenário de devastação que estamos vivenciando. Nossa tarefa é pensar e construir futuros possíveis mirando um horizonte de garantia de direitos”, observa a nota.

Confira organizações parceiras que estão recebendo doações para apoiar as vítimas:

Programa de Ajuda Humanitária – Themis – Gênero, Justiça e DH

Campanha SOS Emergencial aos desalojado-MST pelas vítimas das enchentes RS;

Campanha centralizada pelos povos indígenas do Rio Grande do Sul do Cimi, da Apib e da Arpinsul;

Campanha Comissão Guarani Guarani Yvirupa;

Campanha RS Precisa de ajuda – Fundo Brasil e Movimento dos Atingidos por Barragens;

Campanha Cozinhas Juntas por RS – MTST;

SOS Comunidades Quilombolas do RS – Conaq/Facrq-RS.