Corte Interamericana cumpre temporada de agendas no Brasil em maio

A Justiça Global participa de reunião em Brasília sobre cumprimento de sentenças e de audiência em Manaus sobre emergência climática e direitos humanos.

Os juízes do tribunal da região das Américas de proteção dos direitos humanos passam uma temporada no Brasil, onde cumprem agendas internacionais. De 20 a 24 de maio, eles estiveram em Brasília–DF, onde realizaram, entre outros itens, o 167º Período Ordinário de Sessões. A importância da proteção do meio ambiente e das democracias foram destacadas na abertura, no plenário do Supremo Tribunal Federal, e com participação dos ministros do Supremo.

A Corte IDH também fez um seminário sobre os desafios e impactos da jurisprudência do tribunal internacional, em que temas como os desafios para a liberdade de expressão e a independência judicial em um sistema democrático enfraquecido foram discutidos por especialistas.

Os juízes ainda realizaram visitas protocolares e reuniões fechadas com as partes sobre cumprimentos de sentenças e medidas provisórias de casos brasileiros, entre eles, o caso do povo indígena Xucuru (PE), do qual a Justiça Global é co-peticionária.

Audiências sobre emergência climática e direitos humanos em Manaus–AM ocorrem no Teatro Amazonas. Crédito: Secretaria da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Corte IDH ouve sociedade civil sobre emergência climática e direitos humanos

Iniciadas em Barbados em abril, foi dado sequência no Brasil às audiências relacionas ao parecer consultivo sobre emergência climática e direitos humanos: primeiro em Brasília, em 24 de maio, e depois em Manaus–AM, entre 27 e 29 de maio.

A Justiça Global e a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), que já haviam enviado contribuições por escrito conjuntamente, também fizeram apresentação oral no evento sediado no Teatro Amazonas.

Confira a programação completa.

(Com informações da Secretaria da Corte Interamericana de Direitos Humanos)

Um comentário para “Corte Interamericana cumpre temporada de agendas no Brasil em maio”

  1. Bom dia, sou Ex Soldado Concurso Publico da Forca Aerea Brasileira CESD 1994 a 2001, gostaria de saber se tem alguma informação referente a nosso caso dentro da CIDH.
    Juntamente com a AAFAB ( Associação Amigos Força Aérea ), estao dizendo que existe uma sentança no governo brasileiro sobre o nosso caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *